VÍDEO

CINELERRA é um programa de edição de vídeos disponível apenas para Linux. Possibilita a captura e edição de imagens, utilização de efeitos e mixagem em vários canais. É livre e gratuito mas seu código não está aberto a colaboradores, mas no endereço http://www.heroinewarrior.com/cinelerra.php , há um fórum para desenvolvedores, onde podem compartilhar códigos e experiências sobre este programa.

KINO é um programa de edição de vídeo com interface simplificada. Captura apenas em RawDV e AVI,  mas possui ferramenta para exportação em vários formatos. Carrega vários clipes de vídeos para cortar e colar da forma que necessitar.  Software e biblioteca podem ser encontrados em

LIVES é um software bastante flexível, utilizado para edição de vídeo e mixagem de áudio, mistura clipes e áudios de diversos formatos, não se preocupa com tamanho de frame  e possibilita o uso de efeitos em tempo real.  Ainda apresentar versão somente para Linux e está disponível em:

JAHSHAKA é considerado um software de pós-edição, com qualidade na adição de efeitos visuais, objetos 3D, animação de camadas, textos, etc, mas como editor de vídeo, suas ferramentas deixam a desejar. Está sendo reescrito como CineFX que tem por objetivo avançar nas ferramentas de efeitos visuais, composição e edição de vídeos. O programa já pode ser encontrado em seu novo endereço oficial http://cinefx.org .

TIPCAM é um programa de gravação de vídeos em tempo real e capta todos os detalhes executados pelo usuário na área de trabalho. Salva em flv ou avi, nas resoluções 800x600 ou 480x360 e tem zoom ajustável. É um software gratuito mas não livre, ou seja, não possui código aberto para colaborações.