GRÁFICO

GIMP é um programa para a edição de imagens. Neste software é possível tratar fotos, criar ilustrações e desenvolver diversos trabalhos que envolvam imagens estáticas. É o aplicativo livre mais utilizado na área gráfica. Disponível para Linux e Windows. Toda sua documentação e seu executável podem ser encontrados no endereço  http://www.gimp.org .

KRITA é um editor gráfico comparável ao GIMP e ao Adobe Photoshop, mesclado com Corel Painter, pois apresenta recursos para simular pinturas e efeitos naturais. A grande diferença entre o Krita e os outros softwares citados é a sua velocidade de resposta, por ser um aplicativo relativamente novo, não possui plugins suficientes, em compensação possui recursos que os outros gratuitos não tem como esquema de cores em CMYK e profundidade de 32bits em cada canal. Desenvolvido para Linux mas com suporte para Mac OS X e Windows. Documentação e executável disponíveis em http://www.koffice.org/download  .

KolourPaint é um programa para desenhos simples e diagramas, simula pintura a dedo e possibilita transparência,  muito parecido com o Paint do Windows. É simples por isso de fácil utilização mesmo para aqueles que não possuem muita habilidade com esse tipo de software. Disponível no endereço http://www.kolourpaint.org .

ImageMagick é uma suíte de software para criar, editar e compôr imagens bitmap. Pode ler, converter e gravar imagens em uma variedade de formatos (mais de 100), traduzir, inverter, espelhar, girar, ajusta as cores da imagem, aplica vários efeitos especiais, desenhar o texto, linhas, polígonos, elipses e curvas Bézier. Versões para Unix, Mac OS X e Windows. Disponível no endereço: http://www.imagemagick.org .

F-SPOT é um gerenciador de fotografias, possui ferramentas intuitivas para  possibilitam o compartilhamento, busca e organização de imagens digitais. Sua interface é simples, suporta 16 formatos de arquivos, importa imagens do seu computador, câmera ou pendrive. Possui editor de imagens que permite girar, cortar, redimensionar, ajustar olhos vermelhos e cores – brilho, contrate, matiz, saturação e temperatura. Baixe o software em http://f-spot.org .

RawStudio é um programa para ler e manipular imagens RAW da maioria das câmeras digitais. Converte estes arquivos para JPEG, PNG ou TIF. Interface simples e fácil, portanto intuitiva. Pode ser baixado no endereço http://rawstudio.org/ .

HugiN é um programa de criação de imagens panorâmicas utilizando várias fotografias sobrepostas de um mesmo local. É possível criar efeitos de rotação 360º unindo essas imagens seqüenciais. Permite a criação de pontos de controle entre duas imagens, corrigir imagens panorama, como ondulações e pequenas falhas de costura. Outras informações estão disponíveis em http://hugin.sourceforge.net .

Inkscape é software para criação de imagens vetoriais, ou seja, imagens compostas matematicamente onde suas dimensões podem ser livremente alteradas sem prejudicar a resolução. A extensão padrão para exportação é o SVG mas também possui suporte para PNG e importa diversos formatos de bitmap (TIFF, JPEG, GIF, AI, PDF, ...). A página oficial do programa é http://inkscape.org/ .

Xara Xtreme também é um programa de edição de imagens vetoriais. Novo na categoria livre, antes era proprietário, está em fase piloto, disponível apenas para Linux e estudos para MAC estão bastante avançados. É um software considerado rápido dentro da categoria e seus principais atrativos são as ferramentas blend e de transparência e sua velocidade de renderização. Materiais adicionais e o software para download estão disponíveis em http://www.xaraxtreme.org/ .

SK1 é um editor de gráficos vetoriais com suporte CMYK, desenvolvido para ser uma alternativa ao software proprietário CorelDRAW e portanto importa arquivos CDR. Até o momento com execução apenas em Linux. Seu arquivo de saída é sk1, mas no endereço oficial do projeto http://sk1project.org pode ser encontrado conversores deste formato para outros, vetoriais e bitmap.
Fonte: http://www.linuxnarede.com.br/noticias-br-linux/data/upimages/sk1-corel-draw-linux.png


Blender uma suíte livre para criação de conteúdos 3D: objetos, cenários, jogos, simuladores, animações, etc. O programa está disponível para Linux, Mac e Windows e possui ferramentas de simulação muito avançadas, como dinâmica de corpo rígido, dinâmica de corpo macio e dinâmica de fluídos, possui também ferramentas de modelagem, ferramentas de animação, composição vetorial de cenas, imagens e texturas e editor de áudio e vídeo. O arquivo de saída é BLEND, mas pode ser renderizado em diferentes formatos de imagem, áudio e vídeo. Está disponível em diversas linguagens e o site oficial no Brasil é  http://www.blender.com.br .

kpovmodeler é um aplicativo de modelagem 3D para gerar PDV-Ray. Embora não seja necessário para entender completamente a linguagem POV-Ray, é recomendável uma noção básica para um bom uso das do software. Mais informações em http://www.kpovmodeler.org .

Art of Illusion é um aplicativo simples para modelagem 3D. Possui versão em português, ambiente de trabalho organizado, principais ferramentas a disposição, subdivisão baseada em ferramentas de modelagem, ou seja, visualização de ângulos diferentes em campos distintos , animação baseada em esqueleto e linguagem gráfica para a concepção de texturas processuais e materiais.Bastante competitivo com softwares. Documentação e aplicativos para multiplataformas disponíveis em http://www.artofillusion.org .

Wings3D é aplicativo para criação de imagens tridimensionais.
Desenvolvido para modelar e texturizar objetos com um grande número de polígonos. É comparado ao Blender e ao 3D StudioMax e seu destaque está em sua interface que é mais simples, flexível, podendo acionar ou desativar algumas funções dependendo da complexidade da modelagem. Disponível em
http://www.wings3d.com .

Synfig é um software de animação em 2D, possui recurso de interpolação, ou seja, cria movimentos suaves e flexíveis sem ter que extrair frame a frame. Traz também ferramentas de camadas, efeitos de distorção e de iluminação e correção de cor. Acessando http://synfig.org  é possível encontrar mais materiais sobre o programa.